{{form}}
Para informar o que é uma dissertação em prosa ou o que é um texto em prosa, pode-se dizer, que um texto argumentativo é um texto em prosa que fornece argumentos em prol de um determinada opinião. Assim, devem ser fornecidas evidências para suas alegações e apoiá-las com fatos no momento da realização de uma prova.
Portanto, um texto em prosa do tipo ensaio-argumentativo é um texto que apresenta uma ideia e, em seguida, fornece evidências para apoiá-la.
Vejamos de maneira simplificada, como escrever um texto em prosa dissertativo-argumentativo e as características do texto em prosa:
O melhor texto em prosa é cuidadosamente planejado e editado. Os escritores nunca devem começar a escrever sem um plano. Devem pensar no seu público, no tom do texto, no que querem dizer e como o querem dizer. O layout de um documento pode ser uma das formas mais eficazes de dar aos leitores uma ideia sobre o assunto do seu texto.
A melhor maneira de planejar seu texto em prosa é fazer um esboço dos pontos importantes que você deseja incluir. No esboço, escreva cada ponto e, em seguida, escreva uma frase descrevendo sobre o que será esse ponto.
Desta forma, confira as dicas principais:
{{content_table_02}}
Para desenvolver sem preocupação, deve-se entender que um texto dissertativo-argumentativo em prosa, apresenta o argumento do próprio autor – mas a definição pode variar dependendo com quem você fala. Algumas pessoas a usam para significar qualquer texto escrito para explorar e apresentar os pensamentos de um indivíduo, enquanto outras a definem como uma obra de crítica literária.
Nesse sentido, para produzir uma redação em prosa, o autor deve começar por identificar um tema e o ponto principal que deseja provar. Logo após- deve-se expor o argumento oposto e refutá-lo com evidências, para que a redação em prosa esteja adequada.
O próximo passo seria apresentar seu próprio argumento, incluindo evidências enquanto relembrava o ponto principal original. Concluindo com uma frase final, o autor deve resumir seus pontos e corroborar as ideias anteriormente apresentadas.
Vale salientar, que o texto deve ser dividido em: introdução, desenvolvimento e conclusão. Eles podem ser escritos nos estilos narrativo, descritivo e expositivo, cada um com suas próprias vantagens e desvantagens.
Porém, vale salientar, que para produzir um texto que argumenta, você precisa apresentar um argumento forte. Você pode fazer isso apresentando sua posição e depois atacando-a com contra-argumentos. Entretanto, também pode usar técnicas persuasivas, como o uso de imagens vívidas ou anedotas.
Sendo assim, o principal objetivo de um ensaio argumentativo é convencer o leitor de que sua posição sobre o assunto é válida. Isso pode ser feito de diferentes maneiras, inclusive usando fatos e estatísticas, apresentando as opiniões e conclusões de especialistas ou usando exemplos para respaldar suas alegações.
Aprenda mais dicas sobre o texto dissertativo em prosa, suas características e como é estruturado, no vídeo abaixo:
Compreenda mais acerca da estrutura geral de um texto dissertativo em prosa.
Criar uma prosa é uma tarefa difícil. A estrutura é a base de qualquer texto e é importante que um escritor saiba como criá-la. Uma boa estrutura será aquela que ajudará o escritor a contar escrever um texto-argumentativo sem qualquer confusão dos leitores.
A introdução deve delinear a posição tomada pelo escritor e discutir como ela se compara a outras posições em questão.
Portanto, a introdução deve dar ao leitor uma prévia do que eles podem esperar no restante do texto. Também deve informar de que ponto de vista você está escrevendo e por que está interessado nesse tema.
Sendo assim, a introdução do texto deve prender a atenção do leitor e estabelecer o tema para o que será discutido no desenvolvimento, além de fornecer uma visão geral acerca do tema, para que ele se convença de continuar lendo, devendo ser convincente, breve e claro.
Na argumentação, deve-se fornecer evidências para seu argumento e comparar diferentes pontos de vista.
Isto porque, a argumentação é o momento em que você pode tomar uma posição de maneira imponente, com o intuito de persuadir o leitor. Esteja você argumentando a favor ou contra algo, é importante resumir os pontos que foram feitos antes de concluir seu argumento com uma declaração forte.
A conclusão de um texto argumentativo em prosa deve resumir e reafirmar o ponto principal do texto. Deve conter um parágrafo final com um apelo à ação que dê aos leitores motivação para agir.
Portanto, deve resumir os pontos principais, e incluir o que o leitor deve extrair da leitura.
A ideia de uma dissertação é cansativa, então se você é estudante e precisa de ajuda com sua dissertação em prosa, nós podemos ajudar. Há tantos aspectos diferentes a serem considerados e é fácil deixar sua pesquisa atolar em minúcias. É por isso que nosso serviço de redação de dissertações está aqui para ajudar. Oferecemos uma ampla gama de serviços de redação personalizada para qualquer tipo de trabalho acadêmico, incluindo dissertações e até relatórios. Entre em contato conosco e iremos te oferecer uma solução.
Um texto argumentativo é um texto em forma de prosa visando argumentar a favor ou contra algo. O objetivo deste texto é convencer o leitor e a sociedade acerca do seu argumento.
A primeira coisa a fazer é fazer um plano sólido. Você precisa saber o que quer dizer e como quer dizer. Qual é o ponto do seu texto? Quais são as perguntas que sua redação vai responder? Quais são os principais objetivos da sua temática? Você também deve levar em consideração qual tema será abordado e quanto tempo levará. É importante que seja levado em consideração o tempo necessário para pesquisar, escrever e revisar.
A prosa é um texto escrito em um estilo casual e simples e muitas vezes sobre um assunto mais específico. Verso é texto escrito em rima, poema ou ritmo, com foco na música da linguagem, portanto, essas são as principais diferenças entre texto em verso e prosa.
Um bom texto em prosa deve ser escrito de uma forma que seja de fácil leitura. Não deve ser muito longo ou muito curto. Não deve ter frases ou palavras complicadas. Precisa ser claro, conciso e coerente. O escritor deve certificar-se de que não haja confusão sobre o que está sendo dito no texto e que ele se atenha a um tema e/ou situação específica. Também deve ter um estilo interessante, que capte a atenção, imaginação e a reflexão do leitor.
Deve-se ter a introdução - deve dar ao leitor uma prévia do que irá ser tratado no texto, e trazer informações acerca do ponto de vista do autor acerca de determinado tema-, o desenvolvimento - deve-se fornecer evidências para seu argumento e comparar diferentes pontos de vista - e a conclusão - deve resumir, reafirmar o ponto principal do texto e informar o que o autor deve absorver da leitura realizada.
Comentários